top of page

COZINHA: o melhor lugar da casa!

  • Writer: Pollyanna Campos
    Pollyanna Campos
  • Aug 28, 2017
  • 2 min read

A cozinha brasileira passou por uma longa trajetória de transformações ao longo de sua história. Durante o Brasil Colônia, ela era somente um cômodo à parte da casa, geralmente aberta (sem muitas paredes) e com uma cobertura, onde as pessoas cozinhavam em fogueiras no chão. A cozinha desta época era frequentada exclusivamente pelos escravos. Animais de pequeno porte, como galinhas e porcos, circulavam livremente por ali. Nada parecido com a nossa realidade hoje!

A ampla cozinha acima é um convite a viver bem! Tudo integrado e à mão. (Fonte: Houzz)

Os tempos mudaram muito! Mesmo em relação a trinta anos atrás, onde a configuração de ambientes copa/cozinha era muito comum, a nossa cozinha contemporânea está totalmente repaginada! Ela hoje passou a ser o ponto focal do projeto de uma casa. A cozinha está cada dia mais integrada a toda a área social e pode-se dizer que ela tem o mesmo status de sala de estar, pois é lá que recebemos nossos amigos e familiares: em torno do fogão!! Comer bem e em casa nunca esteve tão na moda! Da sala de estar pode-se interagir com o cozinheiro que, por sua vez, também assiste à TV enquanto prepara os ingredientes à vista de todos!

Uma cozinha bem planejada é um convite irrecusável ao convívio e à integração! Os estilos podem ser inúmeros, mas a praticidade, beleza e organização são pontos que não podem ficar de fora em nenhum projeto de cozinha. E quem não sonha em cozinhar em um ambiente super bacana e funcional?

Abaixo estão alguns itens a se pensar antes de reformar ou construir sua cozinha:

  • Independente do formato da cozinha, o layout escolhido pode facilitar muito a vida de quem a usa diariamente. O ideal é que a circulação forme um triângulo imaginário entre o fogão, a geladeira e a pia.

  • Com a cozinha aberta e integrada a outros ambientes, é importante investir em bons equipamentos, como exaustor ou depurador de ar, micro-ondas, forno, etc., de preferência levando-se em conta a eficiência energética. E nunca esquecer que os eletrodomésticos devem ser comprados antes de se começar a marcenaria para que tudo se encaixe perfeitamente.

  • Quanto à iluminação, para as diversas áreas é indicado lâmpadas com alta fidelidade de reprodução de cor para evitar distorção na tonalidade dos alimentos. Dessa forma, a comida fica até mais apetitosa!

  • Com relação aos revestimentos, não há limites: ladrilhos, mosaicos, porcelanatos, pastilhas, granitos etc... Desde que sejam bem dosados, qualquer um desses materiais pode entrar em cena. Para o piso, o que for de fácil limpeza e alta durabilidade, por favor!

  • Nas bancadas, as soluções também podem ser muitas: granito (pedra natural), silestone (pedra + resina sintética), corian (polímero plástico), inox, porcelanato, concreto, etc...

  • A despensa é um item mais que indispensável e é uma ótima estratégia para vencer a bagunça.

O colorido dos ladrilhos hidráulicos, o aconchego da madeira e a leveza das superfícies de bancada e mesa claros, formam uma mistura alegre e original! (Fonte: casa.com.br)

Ingredientes que não podem faltar na cozinha do século XXI: muita personalidade e estilo, bons amigos e cheiro de comida gostosa!!

Texto publicado no Jornal Boca da Mata em janeiro de 2016.

Comments


You Might Also Like:
Sobre mim

Apaixonada por design e pelas interações do homem em seu ambiente físico, Pollyanna está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios profissionais. Acredita que um bom projeto pode ter um grande impacto no dia-a-dia das pessoas.. 

Saiba mais

 

bottom of page