PAPO DE DESIGNER
- Pollyanna Campos
- Aug 28, 2017
- 2 min read
Desde criança eu já convivia com uma grande paixão: construir tendas e casinhas usando almofadas, cabos de vassouras, lençóis e barbantes… Na sala de estar, eu e meus irmãos criávamos um mundo à parte. Minha mãe nos deixava sempre à vontade e a imaginação rolava solta! Delícia de lembrança!!
Hoje, a paixão continua a mesma: criar, projetar, adequar, dar soluções para os mais diversos tipos de espaços habitados pelo homem, incorporando aos ambientes (sejam eles internos ou externos) o que há de essencial para vivermos bem. Com um bom projeto, quase tudo é possível!

Uma base neutra nas paredes e móveis e o uso de cores nos objetos e detalhes. (Fonte Pinterest)
Gostaria de convidá-los a pensar um pouquinho sobre o mundo que nos cerca. Quando observamos nossos espaços urbanos, fica visível a urgência em repensar uma política de organização das cidades! Vamos sobrevivendo em cidades cada vez mais inchadas, com calçadas estreitas e esburacadas. Áreas verdes, árvores... Onde estão as árvores?? As poucas que existem, estão sendo cortadas. Muitas vezes, ilegalmente cortadas! Reclamamos o tempo todo do calor insuportável. Vamos sobrevivendo!
E quando pensamos nos nossos espaços privados, na nossa casa, nosso “refúgio aos barulhos do mundo lá fora"? O lugar onde vivemos, recebemos nossos amigos, descansamos e convivemos com nossa família? Tem alguma coisa que gostaríamos de melhorar?
Independente se nossa casa é grande ou pequena, simples ou sofisticada, existem algumas dicas que podem deixar nosso espaço mais agradável, organizado e aconchegante:
- cores e texturas são itens importantes que devemos considerar. Manter uma base neutra nas paredes e móveis, e ousar nas cores de objetos e acessórios é sempre uma boa opção;
- ter muito cuidado com acúmulos. Diminuir excessos já melhora qualquer espaço;
- resgatar algo que faça parte da memória da família é uma forma de manter viva a história, como por exemplo, restaurar um móvel antigo ou cultivar uma parede com fotos antigas;
- investir em um projeto luminotécnico inteligente pode ajudar a economizar energia e criar ambientes muito aconchegantes;
- usar materiais que remetem à natureza, como pedras e madeiras, trazem harmonia ao ambiente;
- priorizar sempre o que lhe é essencial ao invés de tendências e modas;
- investir em áreas verdes: uma árvore, uma pequena horta, um jardim vertical. Sentar-se à sombra de uma árvore trás um benefício enorme! Já pensou em plantar uma no seu quintal ou já cimentou todas as possibilidades?
O bom design pode mudar a forma de nos relacionar com o mundo, deixar nosso dia-a-dia mais leve e nos ajudar a viver melhor!

As escolhas acertadas do StudioMK27: a madeira no teto, na parede e estante; o revestimento de pedra no chão; o jardim integrado ao fundo e a iluminação cênica e pontual. Uma receita perfeita para um espaço leve e aconchegante! (Fonte Pinterest)
Texto publicado no Jornal Boca da Mata em novembro de 2015.
コメント