top of page

ESPELHOS – uma maneira simples e acessível de transformar um ambiente

  • Writer: Pollyanna Campos
    Pollyanna Campos
  • Aug 29, 2017
  • 2 min read

Em um mundo com tantas vaidades, você já se imaginou vivendo em uma casa sem nenhum espelho? Acredito que não. O ser humano sempre sentiu necessidade de se auto avaliar. Foi através do reflexo na água que o homem conseguiu ver sua própria imagem pela primeira vez.

O uso de espelhos é um recurso muito explorado no design de interiores. E é uma maneira relativamente acessível e simples de transformar um ambiente. Se empregados de forma correta, espelhos podem ser usados em qualquer lugar, inclusive na cozinha. Se usados incorretamente, eles podem se transformar em um grande vilão e evidenciar ainda mais algo que deveria sair de cena. Ao instalarmos espelhos, devemos nos fazer algumas perguntas. O que o espelho irá refletir? O que queremos duplicar? Que efeito queremos ter nesse ambiente? Precisamos refletir uma imagem nítida e de alta qualidade ou somente criar uma atmosfera aconchegante?

A parede revestida de espelho acima do aparador, “duplica" o ambiente. Para quebrar um pouco o reflexo excessivo, a gravura foi instalada também nesta parede de forma descentralizada, criando um efeito bastante original. Projeto Fernanda Marques

Existem várias situações onde vale a pena investir em um espelho. Eis algumas:

  • Em apartamentos pequenos, uma parede de espelho é um truque bastante usado, pois engana a visão, criando a sensação de continuidade do espaço.

  • Em ambientes escuros, um espelho em frente a uma janela pode aumentar consideravelmente a luz natural.

  • Para espaços mais intimistas, o espelho bronze é um grande aliado. O tom acobreado produz uma imagem bastante aconchegante.

  • Acompanhados de lindas molduras, espelhos podem ser usados como obra de arte. O espelho veneziano é um exemplo.

  • Um recurso que foge do convencional é a instalação de arte em uma parede espelhada. Cria-se assim uma atmosfera bastante interessante e diminui-se o reflexo excessivo.

  • Se instalados em um local estratégico e com alguma inclinação, espelhos podem ampliar o campo de visão do ambiente e garantir perspectivas diferentes. Muitas vezes eles podem estar simplesmente apoiados no chão.

  • Misturar tamanhos variados pode criar um arranjo interessante em uma parede vazia. Vale também misturar molduras se o estilo da sua casa permitir.

  • Uma área de passagem estreita e sem graça, como um corredor, pode ser transformada com um espelho grande.

O tamanho, a cor, o formato, a presença ou não de moldura e bordas trabalhadas... Tudo isso vai depender muito do que for mais adequado ao seu espaço. O tipo de iluminação também poderá valorizá-lo muito. E é sempre importante tomar cuidado para não se instalar um espelho de frente a outro devido ao efeito de "reflexão infinita", já que o excesso de projeções causa grande incômodo.

Que se possa sempre lançar mão de recursos para ampliar o que for bom e evidenciar o que for do bem! Isso vale para os ambientes em que vivemos e para a vida em geral!

No quarto do casal a área da cabeceira ganha destaque com uma faixa de espelho horizontal. Arandela articulável, cabeceira estofada e criado com detalhe em vidro complementam o ambiente. Projeto Marilia Gabriela Dias

Texto publicado no Jornal Boca da Mata em fevereiro de 2016.

Comments


You Might Also Like:
Sobre mim

Apaixonada por design e pelas interações do homem em seu ambiente físico, Pollyanna está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios profissionais. Acredita que um bom projeto pode ter um grande impacto no dia-a-dia das pessoas.. 

Saiba mais

 

bottom of page